terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Crianças na Cozinha!




Estava a procura de algo para fazer pro meu filho, tem 3 anos e já é fã de cozinha, as vezes quando estou fazendo alguma receita ele fica lá só observando tem vez que até imita alguns movimentos que faço e ainda pede para que eu passe o sal pra ele, tudo imaginação, então fui em busca de algo para ele fazer na cozinha, (além de segurar na minha mão enquanto bato ovos na batedeira rsrsrs) algo nutritivo e divertido!!! Achei um blog legal Crianças na Cozinha onde vi receitas super legais e ótimas ideias.
No blog tem Projetos onde incentivam as crianças a participarem ativamente na cozinha, mas vi poucos que falassem exclusivamente a respeito do assunto, achei também um site Só para Crianças que também tinha algumas receitas, simples e gostosas, como saber das medidas, cuidados e limpeza da cozinha. Sei que existem várias crianças que gostam, projetos que incentivam e mães que também incentivam suas crianças a participarem de aventuras gastronômicas! Então resolvi postar algo sobre o assunto em questão.

Para chamar atenção e prender a concentração na alimentação sou a favor de apelar para pratos montados em forma de desenhos, lanches com formas diferentes, sobremesas coloridas etc. E o melhor é que são bem montados, nutritivos e lindos, um brigadeiro não é proibido, mas a ideia principal aqui é incentivar a boa alimentação sem exageros.

As receitas devem ser práticas, rápidas e gostosas. Pra criança ter prazer e não se frustrar se não der certo da primeira vez! Rsrs Primeiro seria legal um roteiro do que fazer, qual receita, se doce ou salgada, o melhor é fazer uma por vez, não faça muitas num mesmo dia pode ficar cansativo.
Deixe tudo preparado no primeiro momento, picadinho, separado, nas suas respectiva vasilinhas.

E muito divertido, meu filho pede pra mim um bolo qualquer sabor, tento variar, ainda não fiz em casa bolo de cenoura mas vou fazer pra levar de lanche pra escola. 

#INGREDIENTES
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 3 cenouras médias raladas
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

#MODO DE FAZER


Bata no liquidificador a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos.
Depois numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento, misture o fermento com uma colher.
Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos.

#COBERTURA
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
  • Se desejar uma cobertura molinha coloque 5 colheres de leite
  • Se prefir uma mais consistente acrescente uma caixinha de creme de leite
#MODO DE FAZER

Misture numa panela todos os ingredientes, leve ao fogo baixo, mexendo até tomar a consistência que você deseja.
E pronto é só cobrir o bolo e sirvir.

Eu como bolo de cenoura quente porque adooooooro, mas se você é daquelas do tempo da vovó, (que não te deixa comer bolo quente) espere esfriar e sirva.

Beijos.

2 comentários:

Greice Negrini - Blog Amigas e Mulheres disse...

A minha irmã já sabe fazer muita coisa na cozinha, mais até do que eu, porque eu odeio cozinhar qualquer coisa, nada comigo sai gostoso, nem praticando. Prefiro que ela cozinhe. Ela tem 10 anos e sabe almoçar melhor que eu... Risos.

Joyce disse...

Legal o interesse dela, desde cedo! Meu filhotinho adora cozinha, e bolo então nem se fala!