quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dicas na Cozinha


Comprar e Conservar os Morangos


Na hora de comprar os morangos, escolha sempre os pequenos, pois os maiores e deformados podem indicar presença de agrotóxico no cultivo. O ideal é comprar morangos com a parte do início do talo ainda verde, assim permanecerão mais tempo frescos. Antes de consumir as frutas, deixe-as de molho em uma mistura de 1 litro de água para cada colher de vinagre, por 15 minutos. Não guarde frutas úmidas na geladeira, pois elas podem estragar mais rápido.


Como Evitar que as Frutas Escureçam


As frutas tendem a escurecer porque, algumas enzimas e pigmentos presentes no interior delas, quando em contato com o oxigênio, mudam de cor.


No entanto, isso pode ser evitado!


Existem algumas maneiras de prevenir a modificação das cores das frutas:


- Esfregando a parte externa da polpa com gotas de limão


- Mergulhando a fruta em água com suco de limão


- Colocando a fruta imediatamente em uma calda de água e açúcar


Laranja com Mais Suco


Para extrair mais suco das laranjas, antes de espremê-las coloque-as por cinco minutos mergulhadas em água quente.




Tomates Congelados


Congele os tomates inteiros, um a um. Depois de congelados coloque-os num saco plástico. Quando for usá-los, retire-os do freezer e com uma faca tire a pele imediatamente debaixo de água corrente. É que, assim, ela sairá facilmente e o tomate poderá ser usado para molhos e refogados




Banana Frita


Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.




Maçãs assadas


Para que as maçãs não se desmanchem quando você for assá - las no forno, experimente furar com um garfo em toda sua volta, isto evita que elas percam a forma natural.


Para Conservar o Melão já Cortado


O melão, quando cortado, absorve odores de outros alimentos. Para que isso não aconteça, envolva-o em papel de alumínio e guarde em recipiente de plástico na geladeira.


Gomos de Laranja


Gomos de laranja podem dar a uma infinidade de pratos um frescor delicioso. Mas a película branca amarga, se não retirada, pode estragar tudo. Usando uma faca de cozinha bem afiada, apóie a laranja sobre uma tábua e corte uma rodela de cada ponta (uma base e uma tampa). Coloque a fruta em pé, corte a casca e a película branca, de cima para baixo, seguindo a curva da fruta. Deite a fruta descascada na palma da mão. Corte um “V” entre as membranas (as linhas brancas) retirando os gomos – procure cortar o mais rente à membrana possível para não desperdiçar a fruta. Corte todos os gomos da mesma maneira, sobre um prato raso, assim você ainda pode aproveitar todo o suco que escorrer.


Abrir Maracujá


Ao invés de cortar o maracujá ao meio, para fazer suco, experimente cortar só a ponta. Assim você não desperdiça o caldo e tira a polpa de uma só vez, sempre faço isso.


Espero que as dica ajudem...Beijos.

Fonte: http://www.dicasdecozinha.com.br

Nenhum comentário: