quarta-feira, 1 de junho de 2011

Crème Brûlée

Oie quanto tempo heim,

Primeiro quero pedir desculpa pela demora pra postar, como sempre o que me falta é tempo, mas a novidade e meu sonho de consumo que ultimamente é fazer a famosa receita francesa Crème Brûlée em casa (nunca esperimentei), já comprei até um maçarico mimi só pra quebrar o galho, e diga se de passagem --não é lá essas coisas-- mas comprei pra queimar o açúcar da maravilhosa sobremesa e a famosa fava de baunilha que não é fácil de achar aqui em Brasília. Fiz várias pesquisas, e vi em um blog no Baunilha e Chocolate que a sobremesa é vista em um filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" onde há uma cena em que a garota se delicia com um Crème Brûlée, ainda não vi o filme mas me parece super legal a história, na minha busca pela receita e diferença entre elas também conheci a receita do Panelinha e do Oliver Anquier (vi o video 1 quatrilhão de vezes!) e não tem jeito cada um tem uma peculiaridade, mas a dica que todos dão é: colocar o leite em uma bacia com gelo pra esfriar rapidamente, isso porque é utilizado a fava de baunilha, todos fazem, no Panelinha não deram a dica mas tem uma outra questão...nessa receita é utilizado essência então ela é misturada na receita em temperatura ambiente sem segredos, e também não se usa o mel e o creme que geralmente e batido no muque mesmo no Panelinha é batido na batedeira, só fazendo o teste para ver como fica né,a base é sempre a mesma. A receita do Oliver Anquier e do Baunilha e Chocolate são bastante semelhantes pois o Oliver Anquier foi inspiração do Baunilha e Chocolate, então não tem o que se dizer.

A receita eu deixo a critério de vocês, a que eu posto aqui e vou seguir para fazer a receita é a do Oliver mas depois vou fazer a receita da Panelinha para ver se realmente existem diferenças gritantes, como não sou nenhma chef vamos testar para saber, depois eu digo as diferenças.

Receita

#Ingredientes

• 5 gemas
• 200 ml de creme de leite
• 1 L de leite
• 10 colherinhas (café) de mel
• 1 fava de baunilha
• 20 g de açúcar de confeiteiro

#Modo de Preparar

Abra a fava de baunilha ao meio e raspe suas pequenas sementes dentro de uma panela
Junte o leite, leve ao fogo até ferver e desligue. Esfrie rapidamente no gelo. Pré-aqueça o forno a 150°C, bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas, juntando o mel em fio só no final.
Coe o leite já fervido, coloque em uma vasilha que possa ir em banho maria, acrescente o creme de leite e os ovos batidos. Leve ao fogo em banho maria e vá mexendo sem parar até ficar cremoso. Coloque 6 vasilhas em banho-maria em uma assadeira, encha as vasilhas com o creme, tomando cuidado para que a espuma abaixe, e complete a porção.
Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 50 minutos (ou até ficar firme e levemente dourado). Cuide para que a água não ferva, senão o creme irá talhar.
Retire do banho-maria e deixe em temperatura ambiente, polvilhe o creme com o açúcar e queime com um maçarico.

Trailer do filme "Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain"

4 comentários:

disse...

também devia fazer... adorooo

Casa Decorada disse...

Joyce querida, vim retribuir sua linda visita lá no Casa e não se preocupe, será sempre muito bem vinda viu... Amei o post,a receita com dicas e tudo ! Amei a dica do filme também, agora quanto as favas de baunilha, compro quando vou a SP capital, experimenta ver no GOOGLE a CASA SANTA LUZIA OU EMPORIO SANTA MARIA em SAO PAULO...eles devem enviar para você ai em Brasilia....
Bj amiga

Eva disse...

Oi amiga querida, que bom que vc voltou, adoro suas receitinhas, volta sempre minha querida Joyce, vc faz diferença la no blog. beijinho, excelente dia para vc.

Eva disse...

o video vou ver com mais calma depois, adoro Amelie Poulain. bjinho