sábado, 18 de junho de 2011

Mussaká


Fonte Vídeo: Veja São Paulo/Como se Faz

A receita é simples e gostosa, para mim é novidade, vasculhando a internet achamos de tudo mesmo! Bem eu ainda não fiz, a última receita que fiz foi o Afogado de Chocolate e o Ratatouie  diga se de passagem é MARAVILHOSO mesmo, o Moussaka não achei difícil a preparação e nem é feito com ingredientes tão exóticos que não se encontra em quaquer lugar, não tem nenhuma desculpa para não experimentar a receita. É um prato típico da Grécia outros dizem que é de origem árabe, ouve-se dizer também que a receita é da Grécia embora a origem da palavra seja árabe e também tem um um pezinho na Turquia, bem eu não entendi direito de onde veio a receita se alguém conhecer sua origem por favor me fale, porque ficou uma grande interrogação na minha cabeça, selecionei duas receitas para fazer vou postar somente uma e quando conseguir fazer as duas digo a diferença entre elas e posto a outra.

Moussaka

#INGREDIENTES#

5 unidade(s) de berinjela em fatias
quanto baste de farinha de trigo para empanar
quanto baste de azeite de oliva para fritar
6 unidade(s) de batata
quanto baste de óleo de soja para fritar

*Recheio 

500 gr de patinho moído(s)
4 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
1 unidade(s) de cebola picada(s)
2 dente(s) de alho picado(s)
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
1 1/2 xícara(s) (chá) de polpa de tomate
1 xícara(s) (chá) de água
1 folha(s) de louro
quanto baste de casca de laranja
3 unidade(s) de cravo-da-índia
1 unidade(s) de canela em pau
4 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)

*Molho 

quanto baste de sal
2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
2 colher(es) (sopa) de manteiga
500 ml de leite
quanto baste de noz-moscada
2 colher(es) (sopa) de Queijo Ralado

#MONTAGEM#

200 gr de Mussarela em fatias
1 lata(s) de creme de leite sem soro
1 colher(es) (café) de noz-moscada
quanto baste de Queijo Ralado
quanto baste de margarina para untar 

#MODO DE PREPARAR#


Corte as berinjelas em fatias longitudinais não tão finas nem tão largas. Deixe-as numa vasilha grande com água e sal, para não ficar com gostinho amargo, por cerca de 30 minutoas a 1 hora. Passe cada fatia, dos dois lados em farinha de trigo. Aqueça o azeite numa frigideira e frite as fatias de berinjela até que fiquem douradas. Reserve.
Descasque, corte e frite as batatas, normalmente.

*Recheio

Aqueça o azeite, junte a carne mexendo para soltar, deixe que seque totalmente. Junte a cebola e o alho e refogue cuidado para não queimar a cebola. Junte a polpa de tomate, a água e a folha de louro. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Tempere com sal e pimenta. Acrescente os cravos, a canela e a casca de laranja. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente a salsinha picada e desligue o fogo. Retire a canela e a casca de laranja.

*Molho

Coloque a manteiga numa panela, juntamente com a farinha. Leve ao fogo e mexa. Ficará uma pasta. Junte o leite aos poucos para dissolver a farinha, não jogue o leite sem mexer. Não se preocupe com possíveis grumos, se houver muitos, poderá bater tudo no liquidificador.

*Montagem


Monte o prato: Unte um refratário com margarina, coloque metade das berinjelas formando uma camada. Cubra com as batatas fritas, faça uma camada de carne, uma camada de molho e salpique queijo ralado.
Faça nova camada com o restante das berinjelas, outra camada com o restante das batatas fritas, distribua o restante do molho, polvilhe queijo ralado, distribua o creme de leite (não dá para espalhar, distribua com a colher). Polvilhe ligeiramente com a noz-moscada ralada. Cubra com mussarela, polvilhe queijo ralado, novamente. Leve ao forno para gratinar.

Pois é minha gente, muito bom...gosto muito desses tipos de receitas.

Beijos e tenham um ótimo DOMINGÃO.

Fonte: http://cybercook.terra.com.br/receita-de-moussaka.html?codigo=8262
Cyber Cook .

Nenhum comentário: