segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Intolerância a Lactose



Oi pessoal, 

Muito bom estar mais uma vez aqui postando minhas receitas para amigas queridas, hoje tenho uma receita especial. Vou resumir um pouco o que aconteceu nesses dias distantes dos posters.
Primeiro um dos motivos que me afastou do blog foi um projeto, alias um pré-projeto de pós graduação que pretendo fazer e ainda estou me dedicando a ele.
Segundo motivo foi minha formatura, emocionante e maravilhosamente bem sucedida. Agradeço a Deus e a todos que me acompanharam no caminho que não é nada fácil.
Terceiro a procura de um emprego, gente não é garantido que uma pessoa trabalhe no que se formou, torna se muito mais difícil trabalhar na sua área mas a luta continua, o importante é não desistir.
E por fim descobri a pouco tempo que meu filho tem uma intolerância a lactose, vou a outros médicos para confirmar o que a dermatologista falou, não por duvidar do diagnostico dela mas para garantir que é esse mesmo o problema.
Muitas mamães descobrem o problema mas não sabem o que fazer de inicio, é muito difícil mudar a dieta de uma criança que já começou a tomar iogurtes de todos os sabores e cores, de personagens infantis etc, mas não é impossível, eu aconselho a mamãe explicar com simplicidade o que está acontecendo, independente da idade do filho por que assim ele irá entender com o tempo e aceitar sua nova dieta, meu filho tem 4 anos e já entende que não pode comer nada que contem leite ou derivados, ele mesmo diz: Se tem leite eu não posso. Só de soja. ou seja, ele pode não entender completamente do que se trata mas aceita, eu só disse o seguinte: Filhinho, você não pode tomar iogurte do Ben10 por que sai uns machucadinhos na perna por causa do leite, e o dodói  coça, eu faço um bolo sem leite pode ser? E assim vou tentando esclarecer suas dúvidas do que pode ou não comer.
Uma dica, os iogurtes de soja não são direcionados ao público infantil, se seu filho for muito fã de algum desenho compra potinhos dos desenhos ou então cole adesivos no iogurte, assim pode ajudar a ele aceitar o novo sabor.

Por isso pensando nos que vivem com essa dieta especial pensei em voltar com este post especial.
E esse site SEMLACTOSE me ajudou bastante a tirar dúvidas e a achar algumas receitas.

Bolo de Chocolate SEM LEITE

INGREDIENTES

8 unidade(s) de ovo
8 colher(es) (sopa) de açúcar
6 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
1 colher(es) (sobremesa) de fermento químico em pó  
3 colher(es) (sopa) de chocolate em pó

MODO DE PREPARAR

Bata os ovos com o açúcar até formar um creme grosso. Pare de bater. Junte os demais ingredientes aos poucos. Unte a assadeira e despeje a massa. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido.

Fonte: Cyber Coock

Também fiz um bolo de caixinha, com a massa pronta substituindo o leite por iogurte de soja e leite de soja, como?! com a mesma medida do leite só que o de soja e acrescentei um potinho de iogurte de soja. Os ingredientes não alterou tanto o sabor do bolo, não mudou a aparência nem a consistência. Eu gostei muito e meu filhinho aprovou.

Beijos tenham uma excelente terça. 

Nenhum comentário: