terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Crème Caramel

Adorei fazer essa receita por que achei fácil e maravilhosamente leve na textura e no sabor, o cheirinho de baunilha que me conforta e eleva meus pensamentos positivos pela doçura do aroma.

#INGREDIENTES
500ml de leite integral
60g de açúcar (eu usei o açúcar abaunilhado que tenho)
1 fava de baunilha
1 colher de sopa de extrato de baunilha
4 ovos

Caramel
90g de açúcar cristal

#MODO DE FAZER
Abra a fava de baunilha, reitre as sementes e reserve.
Leve o leite ao fogo acrescente o açúcar e a baunilha (casca e sementes), quando o leite ferver apague o fogo e tampe a panela.
Misture os ovos com o extrato de baunilha em uma vasilha, (eu sempre passo os ovos na peneira) vá acrescentando o leite quente nos ovos aos poucos e mexendo sem parar.
Prepare o caramel em uma panela com o fundo grosso leve ao fogo até que o açúcar dissolva e adquira uma tonalidade característica do caramelo não é necessário acrescentar água mas se preferir acrescente uma colher de sopa de água.
Coloque o caramel no recipiente e em seguida coloque o creme, leve ao forno em uma assadeira com água (banho maria) a aproximadamente 150º por 40 minutos (depende da potência do forno pode variar o tempo) para ver se está pronto é só espetar com uma faca que deve sair limpa, retire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira. Para desenformar passe a ponta da faca envolta do creme, também pode aquecer um pouco para ficar mais fácil desenformar.

Obs.: Não bata muito ele fica aerado igual ao pudim e não queremos isso! O meu eu bati um pouco mais do que precisava então ficaram algumas bolinhas de ar mas foram bem poucas na próxima eu já sei.

Beijos tenham uma ótima terça-feira.


Um comentário:

Deborah disse...

Hum, tudo que vai baunilha fica bom demais.

Aproveito pra te avisar que o download gratuito do livro Dona Benta está disponível aqui no http://www.4shared.com/folder/jNGwx2EK/_online.html# OU aqui http://www.delicias1001.com.br/2012/02/download-de-dona-benta-gratis.html.
Aproveite bem e bom carnaval...
Desculpe-me pelo transtorno...
Bjs
Deborah